Você sabia que na língua portuguesa existem três acentos?
* Acento agudo: Á
* Acento grave: À
* Acento circunflexo: Â
ACENTOS
domingo, 18 de septiembre de 2011
Publicado por
Português Dinâmico
en
6:19
0
comentarios
20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
jueves, 21 de julio de 2011
Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.
Publicado por
Português Dinâmico
en
5:01
0
comentarios
Filmes Brasileiros
lunes, 28 de febrero de 2011
São muitos os filmes brasileiros de boa qualidade e a grande maioria não chegam a ser conhecidos aqui na Argentina. Filmes que mostram que o Brasil não é só carnaval e praias. Mostram uma outra realidade do Brasil que também existe, como a pobreza, o racismo, as diferenças sociais e culturais, a vida no interior do nordeste, a seca, etc.
Deixo aqui para vocês verem uns trechos de vários filmes onde também trabalham grandes atores brasileiros como Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Matheus Nachtergaele, Selton Mello, entre outros.
Filme: Central do Brasil
Filme: Ó paí ó
Filme: O auto da compadecida
Publicado por
Português Dinâmico
en
10:25
0
comentarios
Luis Fernando Veríssimo
jueves, 24 de febrero de 2011
Luis Fernando Verissimo é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Veríssimo
Leia a crônica "O Nariz" fazendo click aqui.
Publicado por
Português Dinâmico
en
9:01
0
comentarios
O português na África
viernes, 28 de enero de 2011
Em Angola e Moçambique, onde o português se implantou mais fortemente como língua falada, fala-se um português bastante puro, embora com alguns traços próprios, em geral arcaísmos ou dialetalismos lusitanos semelhantes aos encontrados no Brasil. A influência das línguas negras sobre o português de Angola e Moçambique foi muito leve, podendo dizer-se que abrange somente o léxico local.
Nos demais países africanos de língua oficial portuguesa, o português é utilizado na administração, no ensino, na imprensa e nas relações internacionais. Nas situações da vida cotidiana são utilizadas também línguas nacionais ou crioulos de origem portuguesa.
Essa convivência com línguas locais vem causando um distanciamento entre o português regional desses países e a língua portuguesa falada na Europa, aproximando-se em muitos casos do português falado no Brasil.
Publicado por
Português Dinâmico
en
11:36
0
comentarios
A culinária brasileira
A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, indigenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso.
Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, e bolos, no café-da-manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopa e também as várias comidas regionais.
As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricadas na terra. O vinho é também muito consumido. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns no país.
Publicado por
Português Dinâmico
en
10:28
0
comentarios
Poesia
miércoles, 12 de enero de 2011
De tudo ao meu amor serei atento
Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.
Publicado por
Português Dinâmico
en
18:56
0
comentarios
Você sabia...?
Você sabia que as letras K, W e Y agora são letras do alfabeto português? Elas são usadas apenas em siglas, símbolos e em palavras de origem estrangeira.
Publicado por
Português Dinâmico
en
18:36
0
comentarios
BUMBA-MEU-BOI
Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.
A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, arrasta maranhenses (habitantes do estado de Maranhão) e visitantes por todos os cantos de São Luis, nos meses de junho e julho.
O enredo da festa do Bumba-meu-boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua de boi. Quando descobre que o animal desapareceu, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.
Pajés e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre.
Faça click para ver matéria do Bumba-meu-boi
Publicado por
Português Dinâmico
en
9:40
0
comentarios
CAPOEIRA
Raízes africanas
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro.
No Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
Instrumentos musicais usados na capoeira
Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física.
Publicado por
Português Dinâmico
en
18:29
0
comentarios
Origem das Festas Juninas
jueves, 6 de enero de 2011
Uma das maiores festas do Brasil e que se comemora no país inteiro são as Festas Juninas.
Fogueiras, bandeirinhas coloridas, fogos de artifício, comidas típicas (como pé-de-moleque, pipoca, quentão), xote, xaxado, baião... as festas juninas (Santo Antônio - dia 13 de junho, São João - dia 24 de junho e São Pedro - dia 29 de junho) têm sua origem ligada à fertilidade da terra, antecedendo até mesmo o nascimento de Jesus Cristo. Os festejos, trazidos para o Brasil pelos portugueses, são o resultado da junção de cultos pagãos de louvor à terra e ao nascimento de São João, um santo católico.As fogueiras, um dos marcos destas festividades, têm seu formato variado, a depender do santo homenageado: a de São João é redonda, a de São Pedro, triangular e a de Santo Antônio quadrada.
Mesmo com o passar de tantos anos, não somente a celebração da fertilidade, mas também as oferendas continuam nos dias de hoje; contudo elas foram modernizadas. A primeira é representada pelo casamento na roça, um teatrinho bastante comum nas festas juninas.
Após o casamento, que deve começar com o desfile dos participantes do teatrinho, é realizada a quadrilha. Já as segundas foram "substituídas" por simpatias e pedidos feitos aos santos homenajeados
A quadrilha, cuja origem é francesa, foi trazida para o Brasil pela corte portuguesa. A dança folclórica acabou sendo um marco também das nossas festas juninas, principalmente entre as crianças.
Publicado por
Português Dinâmico
en
15:01
0
comentarios