Uma das maiores festas do Brasil e que se comemora no país inteiro são as Festas Juninas.
Fogueiras, bandeirinhas coloridas, fogos de artifício, comidas típicas (como pé-de-moleque, pipoca, quentão), xote, xaxado, baião... as festas juninas (Santo Antônio - dia 13 de junho, São João - dia 24 de junho e São Pedro - dia 29 de junho) têm sua origem ligada à fertilidade da terra, antecedendo até mesmo o nascimento de Jesus Cristo. Os festejos, trazidos para o Brasil pelos portugueses, são o resultado da junção de cultos pagãos de louvor à terra e ao nascimento de São João, um santo católico.As fogueiras, um dos marcos destas festividades, têm seu formato variado, a depender do santo homenageado: a de São João é redonda, a de São Pedro, triangular e a de Santo Antônio quadrada.
Mesmo com o passar de tantos anos, não somente a celebração da fertilidade, mas também as oferendas continuam nos dias de hoje; contudo elas foram modernizadas. A primeira é representada pelo casamento na roça, um teatrinho bastante comum nas festas juninas.
Após o casamento, que deve começar com o desfile dos participantes do teatrinho, é realizada a quadrilha. Já as segundas foram "substituídas" por simpatias e pedidos feitos aos santos homenajeados
A quadrilha, cuja origem é francesa, foi trazida para o Brasil pela corte portuguesa. A dança folclórica acabou sendo um marco também das nossas festas juninas, principalmente entre as crianças.
0 comentarios:
Publicar un comentario