Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.
A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, arrasta maranhenses (habitantes do estado de Maranhão) e visitantes por todos os cantos de São Luis, nos meses de junho e julho.
O enredo da festa do Bumba-meu-boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua de boi. Quando descobre que o animal desapareceu, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.
Pajés e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre.
Faça click para ver matéria do Bumba-meu-boi
BUMBA-MEU-BOI
miércoles, 12 de enero de 2011
Publicado por
Português Dinâmico
en
9:40
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
0 comentarios:
Publicar un comentario